24 maio, 2024

GRUPO 3 - Sólidos geométricos

Por volta do ano 300 a.C. Euclides, um matemático grego, que vivia em Alexandria escreveu um livro em 13 volumes intitulado Os Elementos, que expôs uma matemática de forma sistemática e estruturada que reflete parte do conhecimento geométrico de diversos matemáticos gregos. 

Os sólidos geométricos servem para identificar e comparar as figuras não-planas, esferas e cilindros. Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com as suas planificações. 

Os sólidos geométricos surgiram com as primeiras ideias e das necessidades do homem resolver problemas como construção de casas, delimitação de terrenos e plantações, entre outros. 

Abaixo estão alguns sólidos geométricos: 



GRUPO 1 - Números Romanos

Os números romanos tiveram origem com os Etruscos, um povo que antecedeu os Romanos na Península Italiana, onde eles faziam entalhes, traços retilíneos em varetas como forma de contagem. Esse método popularizou-se entre os pastores italianos e dálmatas até o século XIX. 

Trabalhar com os algarismos romanos é relacioná-los ao sistema de numeração, ajuda as crianças a compreenderem matemática e também a história dos números.

Nos números romanos, quando o símbolo menor está na frente quer dizer que aumenta. E se o símbolo está atrás, ele diminui. 

Escolhemos essa imagem pois existe uma outra forma de representar o número 4. Quando a forma IV passou a ser utilizada pelos romanos, por coincidência o número possuía uma grafia similar ao nome do deus Júpiter, escrito pelos antigos como IVPITER. Especialistas afirmam que os Romanos, então, preferiram usar o símbolo IIII no relógio de forma que não desrespeitassem o deus Júpiter. De acordo com outra teoria, a forma IV deixou de ser utilizado em relógios romanos cristãos para que as iniciais de um deus pagão não estivessem presentes em relógios de igrejas cristãs.



17 maio, 2024

GRUPO 4 - Climas, temperaturas e zonas térmicas no Brasil

Sobre o clima no Brasil, o ano mais frio foi em 1952, em Santa Catarina com -14°C. E, onde fez uma média de 60°C no Brasil foi no Rio de Janeiro, com 62,3°C.

Os climas no Brasil:

  • Clima Tropical Semiárido
  • Clima Tropical Úmido
  • Clima Tropical Típico
  • Clima Equatorial
  • Clima Subtropical

As zonas térmicas que o Brasil faz parte são:

  • Zona Temperada: As temperaturas variam entre quente e frio ao longo do ano.
  • Zona Tropical: Os raios solares atingem com maior intensidade e, portanto, a região é mais aquecida.
Mudanças climáticas 






10 maio, 2024

Blog do 5º Ano - Apresentação do Projeto

Esse blog tem como objetivo principal apresentar as atividades, ações, conteúdos e demais temas que envolvem as aulas da turma de 5º ano da Escola Municipal Professora Sara Maria de Ávila Carvalho, no distrito de São Sebastião da Vitória, município de São João del-Rei, Minas Gerais.

A proposta é realizada dentro do horário de aula voltado para uso das tecnologias (tablet e notebook), a fim de proporcionar um momento de interação entre os estudantes e os conteúdos trabalhados em sala de aula, numa perspectiva de ampliação de horizontes e aprofundamento dos seus estudos.

Além disso, esse blog servirá também como ferramenta pedagógica para divulgação de informações relacionadas às produções escolares e temáticas que fazem parte dos conteúdos programáticos para a turma. Todo o trabalho e conteúdo publicado é revisado pelos professores Jalmir Ribeiro e Patrícia Gizele, bem como sob a supervisão da diretora escolar Regina Celi e da especialista em educação Jacqueline Castro.

Cada postagem no blog terá a identificação do grupo de estudantes que montou o conteúdo daquele post, sendo a composição dos grupos da seguinte maneira: 

  • GRUPO 1: Ana Luiza, Ana Sophia Delfina, Ayla, Eduardo, Emanuel e Enzo. 
  • GRUPO 2: Carlos, Gabriel, João, Natan, Rute e Victor. 
  • GRUPO 3: Bianca, Bruna, Guilherme, José Gustavo, Laís e Yara. 
  • GRUPO 4: Alice, Ana Sophia Vicente, Arthur, Luiz Felipe, Maria Eduarda e Samara.

GRUPO 4 - Chega de abuso

 A campanha Maio Laranja serve para ajudar o combate ao abuso sexual com crianças e adolescentes para proteger as crianças pois elas são muito sensíveis. Entre muitas situações, crianças e adolescentes, principalmente meninas, que são invadidas em suas privacidades e ameaçadas por homens a tirar fotos de partes do seu corpo. Eles também ameaçam elas a não falar pra ninguém.

Os tipos de abusos são: violência sexual, violência psicológica, violência física, violência institucional e negligência e abandono.

 Para denunciar, ligue para 180.

Nós do 5º ano debatemos sobre esse assunto, ouvimos a leitura de histórias em livros infantis que falam sobre o abuso e fizemos um mural em nossa sala. Veja as fotos:




GRUPO 3 - Como surgiu o Dia das Mães

O dia das mães foi criado nos Estados Unidos e foi oficializado no Brasil na década de 30, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o decreto nº 21.366, em 05 de maio de 1932, por meio desse documento determinou-se o segundo domingo de maio como um momento para comemorar os sentimentos e virtudes do amor materno.

Este ano, será comemorado no dia 12 de maio e nós alunos do 5º ano fizemos um cartão para homenagear nossas mães. Veja como ficou: 



GRUPO 1 - Visita ao Museu Regional de São João del-Rei

No dia 23 de abril de 2024, o 5º ano da Escola Municipal Profa. Sara Maria de Ávila Carvalho foi ao Museu Regional de São João del-Rei. A visita foi muito interessante pois conhecemos várias coisas da nossa cultura e da nossa história. Nós também achamos interessante porque tinha camas, espadas, quadros e várias outras coisas. 




03 maio, 2024

GRUPO 2 - 5º Ano no Museu

Nossa turma do 5º ano foI ao Museu Regional de São del-Rei, em 23 de abril de 2024. O passeio foi cheio de coisas legais, como religiosidades, quadros, espelhos, camas e muito mais. Tinha até um tear, uma máquina de escrever e uma coisa que nem um piano (órgão de tubos).

É muito importante ter um museu porque tem muita história, tipo o patrimônio da nossa região, santos feitos de coisas antigas, esculturas com ouro e muito mais. Tem quadros, retratos e armas. 

Nós gostaríamos de recomendar a visita ao museu aos nossos irmãos, pais e mães. 










Foi um passeio muito legal, nós vimos muita história lá!

Eletricidade - GRUPO 4

Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas, uma proprie...