O Brasil é reconhecido por sua alta concentração de renda, onde o 1% mais rico da população detém 28,3% de renda total, tornando-o um dos países mais desigual do mundo.
A desigualdade social no Brasil é um problema causado por falta de acesso à educação, baixo salário, concentração de terras e pelo histórico da colonização e escravidão.
As pessoas negras e as mulheres são as que mais sofrem os impactos da desigualdade e também as que menos contém representação política no executivo, no legislativo e no judiciário.
Muitas escolas sofrem a falta de infraestrutura e falta de materiais, e muitas delas fecham por falta de coisas e muitos alunos ficam sem aprender a ler e escrever.